quarta-feira

Infuência de outros blogs...

Pois é, meninas. O assunto de hoje até parece meio piegas, chatíssimo, tipo "tô careca de saber". Mas é necessário. Minha amiga Paula abordou este tema no blog dela, e achei importante trazer para o meu.

Andei visitando alguns bloguinhos "desconhecidos" (eu não linkei eles) e descobri que muitas meninas ficam horas e horas sem comer nada e quando vão comer atacam apenas uma cenoura ou uma folha de alface. Gente, isso não existe! Quem monta cardápio baseando-se na diminuição exagerada da quantidade de comida, ou na ausência total da mesma, pode ter certeza de que não está praticando REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, e sim dieta. Claro que tais meninas vão conseguir emagrecer dessa forma. Claro, elas vão sim! Mas correm o risco de engordar tudo de novo na próxima TPM. Sim, porque fazer dieta é uma decoreba danada, a menina nem vai saber reagir quando for à uma festa, ou ela vai comer demais ou não vai comer nada e desmaiar no meio do salão. Rsrsrs... A R.A. é importante justamente por isso: ensina nosso organismo a se "comportar" até em situações adversas, tipo: em frente à uma mesa cheia de brigadeiro.

Sim, que essa mania de ficar horas sem comer, ou essa neura de querer restringir demais a nossa alimentação pode ter consequências gravíssimas em nossa vida, não é mesmo?? Vejam a Barbie por exemplo, coitada:

Mas, brincadeiras à parte, o negócio é procurar o equilíbrio mesmo, nem dieta demais, nem chutar o pau da barraca. O jeito é reeducar a alimentação, não podemos fugir muito disso.

Me lembrei de uma reportagem que vi no Fantástico há um tempão: a moça teve anorexia mas conseguiu se curar, e engordar um pouco. Mas na época ela não aceitava nem tocar em uma vasilha que tivesse açúcar, pois tinha medo de esquecer e, sem querer, colocar a mão na boca e engordar com aqueles grãos que ficam na mão.

No blog da Vânia também encontrei algo super interessante. Sobre a identificação dos sentimentos/situações que nos fazem continuar gordas. Quero muito conseguir identificar quais os meus medos e o motivo disso. Acho que todas passam pelo mesmo que a Flora: encontrar um certo conforto naquela capa fofa que lhe protege do mundo aqui fora. Amei o livro da Flora, Vânia!

Mas vcs todas conseguem ter esse feed back?? Quero dizer, o nosso passado pode justificar o nosso presente, não é? Na verdade, não procuro exatamente algo que possa justificar minha "obesidade", mas sim algo que me faça entendê-la melhor. Se nao entendemos do que se trata como poderemos combatê-la de fato? Acredito que entendendo os verdadeiros motivos da compulsão, podemos partir para o ataque no ponto certo, isto é, cortar o mal pela raíz.

Acho que todo processo de emagrecimento consequente de reeducação alimentar deveria ser acompanhado por um psicólogo, terapeuta, algo assim, para nos auxiliar na identificação de sentimentos que nos levam à compulsão. E fazer com que jamais repitamos os mesmos erros de sempre.

Comigo, por exemplo, tava tudo bem, controlado, tranquilo, OK. Mas a dor de dente insuportável me fez sair do sério, e ficar impaciente o dia todo. Já que sei que vou extrair o dente nesta semana, estou muito ansiosa, e descontando frequentemente na comida. Por mais que tenho tentado não jacar, percebo que a minha alimentação já está completamente diferente de antes. Estou dando espaços muito grandes de uma refeição para outra, ficando horas sem comer, comendo pouca salada, tomando pouca água e etc...A pele e o intestino já começaram a reclamar. Nasceram algumas espinhas e nem estou de TPM.

Por falar em Barbie, olhem só o modelo brasileiro da boneca:

Sacanagem, né? Olha a cara do menininho, que levado!! Rsrsrsrs...

Beijinhos..

7 comentários:

Thaís disse...

oi Luluzinha!! Sei que o assunto eh serio mas me diverti horrores com as -novas- barbies que andam inventando, heheheehheh... agora, aquela primeira foto me deu um embrulho no estomago, so doido mesmo pra nao perceber que precisa de ajuda, ne!!

um bjo

Anônimo disse...

Oi Lulu,

Nem me fale em anorexia, eu tive e quase morri por isso, tenho consequencias disso até hoje, meu intestino não funciona, sofro com dores no coração, alergias alimentares, efim, zilhões de coisas...mas eu concordo com vc, não preciso saber porque estou gorda e sim o porque quis ficar gorda...sim porque ninguem fica gorda por que não quer, afinal sabemos que não podemos comer isso, aquilo , e mesmo assim nos empanturramos feito doidas...
Reflito sobre isso o dia todo, sobre por que estou no estada que estou, no que posso melhorar...é complicado e dificil, mas ver os resultados são excelentes...
E vc como está linda, tirando a dor de dente claro?
Quando vamos marcar um encontro no msn?

Beijos!!!

Renata disse...

Ei adorei seu blog e passei pra te fazer uma visita...
quando puder passe no meu blog tb ok.
beijos

Carol Carvalho disse...

Oi Lulu!!!
Passando pra agradecer as visitinhas!!!
Menina esses blogs de anorexia é um caso serio...o pior é que as meninas acham que isso é bonito...
ontem mesmo eu assisti uma materia sobre disturbios alimentares, muito bom!
Mas o bom é que vc abordou o assunto com muito humor...não tive como não rir com essas barbies...rsrsr
Bjinho, e bom restinho de seman pra ti!!!

Paula disse...

gente, me matei de rir com estas bonecas....kkk

a barbie gordinha, foi a forra agora, ela sempre foi ?"o exemplo" magerrima com seus peitoes e cinturinha.....kkk

amei!!!!hahaha

anorexia é doença, e da brava, precisa ser tratada...tem gente que acha fresscura, mas a cabeça da gente é uma bomba e pode levar sim, qq uma de nos a uma situação assim...

saudade moça

bjao

Anônimo disse...

Adorei esse post e obrigada pela companhia nas reflexões...

Acho que não se trata mesmo de "justificar" mas de "entender"... para emagrecer precisamos romper algumas barreiras, mudar alguns padrões mas para isso temos de conhecer né? Senão como romper?

Quando fiz terapia a primeira tarefa era justamente fazer um histórico da obesidade: quando engordei, como, porque (na minha opinião) para depois ir tentando "resolver" alguns problemas e avançar...

Não tem outro jeito (para mim não tem, porque quero que essa seja a última travessia: estou cansada de ir mais rápido do que é possível e depois ter que voltar...).

Sorte para nós!

Beijos e conte comigo!

Giulia disse...

amei!!!!
a barbie tbm não é perfeita!!!
isso ajuda a saber q não temos q ser como ela!!!1